O que emagrece mais: pedalar, correr ou caminhar?

  • 03 de Dezembro de 2012
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Destaque

Especialista explica como pedalar, correr ou caminhar podem emagrecer de forma saudável de acordo com seu gasto calórico e intensidade do exercício praticado

A dúvida sobre que tipo de exercício emagrece mais é sempre tema de rodas de amigos e também nas academias. Procuramos um especialista para esclarece de que forma cada exercício é mais eficiente e quando ele pode acarretar uma maior gasto calórico em relação ao outro.

Primeiramente é preciso fazer algumas contas e guardar uma formula básica.

Energia gasta com a atividade = Met x peso x tempo de atividade (min)/60

Lembrando que MET equivale a unidade metabólica de repouso sendo a mesma para todos 3,5 ml/kg/min. Se o Met é o mesmo para todos, o peso vai variar sempre de um para outro sendo que quanto maior a quantidade de gordura corporal gasta-se mais calorias para fazer os exercícios na mesma intensidade que um individuo magro.

“Sobra apenas o tempo e a intensidade, então logicamente que vai depender então exclusivamente da sua capacidade de esforço com cada uma das escolha”, comenta Matheus Henrique, personal trainer e especialista em fisiologia do exercício,.

De maneira geral é o seguinte: se você consegue  se esforçar mais na esteira  do que na bicicleta,com certeza gastará mais energia e assim vice-versa.

Apenas uma surpresa da fisiologia do exercício para os que gostam de musculação e ou aqueles que não deixam a musculação de lado.

A musculação possibilita um ganho de massa muscular, aumentando o gasto energético de repouso com o passar dos anos, coisa que naturalmente acontece inverso.

Existe o EPOC, estudos que mostram um maior gasto calórico na musculação devido a sua execução e também o que não ocorre com todas as outras atividades citadas, durante o processo de recuperação das fibras rompidas com o treinamento.

A corrida ou a bicicleta vão queimar mais gordura dependendo da atividade que mais intensamente conseguir fazer.

Durante 30 minutos de esteira ou de bicicleta, a sua intensidade exercida é que será determinante do gasto. Agora se quiser queimar mais gordura corporal não deixe de fazer uma musculação nesses seus 30 minutos, pois combinando musculação com atividades aeróbias com certeza o gasto de energia será muito maior.

Confira a tabela de  met  associada a intensidades.

Tabela MET

O teste acima deve ser encarado apenas como uma sugestão de nossa página. Ele não isenta o usuário de um acompanhamento adequado do profissional da área de Educação Física ou Nutrição, a fim de obter maior fidedignidade, tanto nos cálculos como na interpretação de dados.

Priorize a musculação, pois apenas ela te trará saúde associada a benefícios estéticos, Corra ou pedale mais não deixe de treinar força. Pois todos e de todas as idades estão liberados a praticarem desde que com acompanhamento de um profissional de Educação Física.

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